São Martinho foi um cavaleiro do exército romano, do século IV que, ao decidir abandonar a guerra para monge se tornar, começou, então, a sua jornada de regresso a casa. E nesse percurso, por ventos frios e fortes tempestades, uma pessoa, de vestes pobres e sem um tecto para se abrigar pediu-lhe uma esmola… Sem moedas ou comida, o cavaleiro retirou a sua capa e cortou-a ao meio, pois apenas metade da capa lhe pertencia, pelas palavras de seu pai, “metade da capa de cada cavaleiro pertence ao imperador”, com a sua metade cobriu o homem e seguiu o seu caminho.
Reza a lenda que com este feito a chuva parou, o céu se limpou e o sol despertou, como por milagre, durante três dias, o milagre do “Verão de São Martinho”.
Com a sepultura deste bom samaritano a 11 de Novembro atribui-se a esta data o Dia de São Martinho e todos os anos comemoramos comendo castanhas pelas ruas, pedindo e agradecendo o calor do sol nos dias frios.
Na minha Sugestão de Ementa para a semana que se segue castanhas não vão faltar, mas aproveita esta época para passear com a família e amigos pelas ruas da cidade e comer umas castanhitas assadas.
Ementa:
Sábado
Castanhas Cozidas
Domingo
Castanhas Assadas
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira
Kat Rose Fashion In The Kitchen
Cozinha organizada, bolso poupado!
Cozinha organizada, bolso poupado!
Comentários
Enviar um comentário